dicas,

A escolha das músicas

14:50 Cerimonial felizes para sempre 0 Comments





A música é um item que deve ser escolhida a dedo e com carinho.Pois a música além de fazer parte do ritual, deve trazer emoção a este momento tão especial.E escolher as músicas que serão cantadas na cerimônia pode ser uma tarefa difícil,mais também muito satisfatória!O importante é que o repertório seja todo selecionado pelos noivos e que cada música represente a história do casal.
Uma dica é escolher música ao vivo na igreja A musica ao vivo facilita para a equipe de filmagem que poderá capturar o som direto da mesa dos músicos e não perder a qualidade do som para edição do DVD.As nacionais também são muito bem vindas,pois assim, todos podem entender a letra e viver a emoção junto com o casal, mas, é claro, que cada casal tem um estilo e muitas vezes um repertório pronto de músicas que fazem parte da história do namoro, noivado…Enfim... que conte a história desse casal.Ou seja, a música também deve estar adequada ao estilo do casamento e representar a característica de cada casal.

COMO ESCOLHER AS MÚSICAS DE SEU CASAMENTO?




Em geral, são tocadas de 5 a 10 músicas dependendo do seu cerimonial de casamento.

1 – Entrada dos Padrinhos

Na entrada dos padrinhos, a grande maioria do repertório musical pode ser utilizada, desde temas de filmes, músicas populares, etc. Para este momento, vale a mesma regra da música do noivo. Pode ser alegre mas sem muito impacto, pois a entrada da noiva é mais importante. Podem ser cantadas ou instrumentais. Normalmente na “fila” alternam um padrinho do noivo e um da noiva e no altar os padrinhos do noivo vão para a direita e os da noiva para a esquerda.

2 – Entrada do Noivo

Para este momento, sugerimos algo com certa “pompa”, de caráter masculino e nobre. Como o casamento está só começando, não se deve colocar uma música muito grandiosa. Em muitos casamentos este momento não existe, pois o noivo entra com os padrinhos, no final, com a mãe.
3 – Entrada das floristas/pajens

A entrada dos floristas / pajens é sempre um momento alegre e de descontração dos convidados. Em geral as crianças sempre geram um sorriso e comentários dos convidados (ex: que gracinha!) e, portanto a música deve ser adequada para este momento. Em geral músicas mais suaves, temas infantis e outros do gênero. Os pajens podem ser acompanhados por músicos pelo corredor, realçando ainda mais a graciosidade do momento. As opções mais pedidas são os violinos e flauta pelo seu timbre aveludado.

4 – Clarins e Clarinada

Algumas noivas gostam de colocar os clarins para anunciar sua chegada. Os instrumentos, com flâmulas personalizadas, oferecem grande opção de requinte. Os músicos tocam em frente ao altar, o que chamamos de “clarinada”, um “anúncio” de que a noiva está entrando. Para este momento músicas curtas mas de grande impacto para preparar a música que virá a seguir, que necessitam de clarins e outros instrumentos de metal caso queira um impacto maior. A percussão é essencial para dar mais brilho ainda.

5 – Entrada da Noiva

Agora é hora de caprichar na trilha sonora. Quanto maior for a instrumentação (instrumentos e cantores do seu pacote) melhor. Músicas solenes, de grande impacto, pompa e brilho são necessárias. A tradicional marcha nupcial é muito tocada mas existem outras opções também. O grande momento chegou e o auge do casamento é agora. Se a igreja comporta um bom número de músicos, sugerimos os pacotes mais completos que darão grande sonoridade para sua entrada. 

6 – Pajens trazendo alianças

Novamente a entrada dos pajens pode solicitar músicas mais suaves. O mesmo critério para a entrada das floristas / pajens vale para este momento. Se você havia gostado de mais de uma música para eles, pode utilizar neste momento.

7 – Benção das Alianças

Para a bênção sugerimos uma música mais introspectiva, suave, pois é um momento mais profundo, puro, o que necessita de suavidade. A opção de violinos solo pode ser interessante.
8 – Assinaturas

Para a assinatura vale a mesma regra de que para a benção. Em muitas igrejas esse momento não requer música, e apenas um fundo musical de curta duração (o momento é muito breve). Entretanto algumas opções de músicas podem ser reservadas e os músicos a tocarão caso haja este momento em sua cerimônia. 

9 – Cumprimentos

Neste momento de seu casamento, a emoção pode vir à tona. Lágrimas de pais e parentes são muito comuns, o que pede músicas alegres e românticas. 

10 – Saída

É chegada a hora de ir. A alegria deste momento é indescritível. Todos os músicos devem ser utilizados nesta hora, que deve ter brilho, pompa, alegria e grandiosidade. Como na entrada da noiva, uma formação com coral e orquestra proporciona uma emoção especial. 

Deixo abaixo uma pequena relação de musicas para ajudar os casais a montar o próprio repertório.


Nacionais

♥ Meu eu em você – Victor e Leo
♥ Agora eu já sei – Ivete Sangalo
♥ Um certo alguém – Lulu Santos
♥ Não me deixe só – Vanessa da Mata
♥ Eu nem sonhava te amar desse jeito – Guilherme Arantes
♥ No fundo do meu coração – Sandy e Junior
♥ Amar é… – Roupa Nova
♥ Temporada das flores – Leoni
♥ Sorte – Adriana Calcanhotto
♥ Pai Nosso – Grupo Tradição
♥ Por você – Barão vermelho
♥ Versos simples – Chimarruts
♥ Esperando na janela – Cogumelo Plutão
♥ Pela Luz dos olhos teus – Djavan e Gal Costa
♥ Só Você – Fabio Junior
♥ Não precisa mudar – Ivete Sangalo
♥ Eu gosto tanto de voce – Lulu Santos
♥ Pra você guardei o amor – Nando Reis
♥ O que combina comigo é você – Zé Henrique e Gabriel
♥ Todo azul do mar – Roupa Nova
♥ Velha infância – Tribalistas
♥ Tem que ser você – Victor e Leo

Internacionais



♥ Dan Fogelberg - A Love Like This
♥ Guns N' Roses - November Rain
♥ MARVIN GAYE & TAMMI TERRELL "Ain't no Mountain High Enough"
♥ Gweneth Paltrow & Huey Lewis - Cruisin
♥ Lenny kravitz - calling all angels
♥ Christopher Cross Arthur's Theme
♥ CELINE DION-Because You Loved Me
♥ Michael Bublé - Home (Video)
♥ the backstreet boys - 10,000 promises
♥ Westlife- Total Eclipse of the Heart
♥ Bon Jovi - Always
♥ Brian McKnight - Back At One
♥ U2 - One
♥ Hello - Lionel RichiE
♥ Michael Bolton - All For Love
♥ WHEN A MAN LOVES A WOMAN - MICHAEL BOLTON
♥ Lionel Richie- LADY
♥ Bryan Adams - Please Forgive Me
♥ Air Supply - Every Woman In The World
♥ Lenka - Don't Let Me Fall
♥ Colbie CaillaT-Bubbly
♥ Eternal Sunshine of the Spotless Mind
♥ A star is born - Evergreen
♥ Richard Marx-Right here waiting for you
♥ The Manhattans - Forever By Your Side
♥ Extreme - More Than Words
♥ INXS : Never Tear Us Apart
♥ Faith No More - Easy
♥ Whitney Houston - I Will Always Love You
♥ Whitney Houston - I Have Nothing
♥ Aretha Franklin - I Say A Little Prayer
♥ Bon Jovi - This Ain't A Love Song
♥ Rod Stewart-You're in my heart
♥ angel-Sarah McLachlan
♥ Shania Twain - You're still the one
♥ 10 coisas que eu odeio em você - tema do filme
♥ Mariah Carey - I Want To Know What Love Is



É importante verificar também se na igreja onde se realizará seu casamento é permitida tocar músicas que não sejam religiosas,já que muitas igrejas só aceitam tocar músicas religiosas.

Espero ter ajudado

Leia mais

0 comentários: